Turismo e Lazer / Pontos de Interesse

Igreja Matriz de Sandim

A construção é datada de 1700, substituindo uma outra que terá existido no denominado lugar da Carvalhosa. A sua fachada é sóbria mas elegante, já o interior é decorado com relevantes imagens dos séculos XVII e XVIII.
Morada: Largo Padre Saúde

Sandim

Capela do Mosteiro de Vila Cova das Donas

Antiga capela-mor da igreja do Mosteiro Beneditino da Vila Cova das Donas, pensa-se que terá sido construído antes da fundação de Portugal, dedicado a São Salvador, a mando de D. Gundezindo em cumprimento duma promessa feita aquando do nascimento de uma filha. Este mosteiro foi extinto no século XVI e as suas freiras foram transferidas para o Mosteiro de São Bento da Ave Maria do Porto.
Morada: Largo do Mosteiro

Sandim

Parque de Merendas de Sá

Espaço de lazer localizado em Sá, Sandim, já nos limites do concelho Gaiense com Santa Maria da Feira.
Morada: Rua de Sá

Sandim

Centro Cívico de Sandim

Inaugurado a 20 de março de 2011, o Centro Cívico de Sandim é um ponto de referência para momentos de lazer e atividades lúdicas ao serviço da população.
Morada: Largo do Padre Saúde

Sandim

Igreja Matriz de Olival

No interior do templo especial destaque para o altar-mor e aos dois altares laterias, com vincadas características barrocas. A sua construção foi finalizada no século XVIII.
Morada: Rua Padre António J. Ferreira

Olival

Arnelas

A origem do Lugar de Arnelas remonta a tempos anteriores à romanização. No entanto, pensa-se que o lugar terá sido destruído devido a grandes inundações tendo sido reconstruído no reinado de D. João II no século XVII. Neste lugar, construído na margem esquerda em cascata, funcionava também um entreposto comercial onde se cobravam taxas de travessia do rio e de circulação de mercadorias. Tida como a aldeia mais típica de Vila Nova de Gaia. No dia 21 de Setembro celebra-se a Feira de S. Mateus ou Feira das Nozes, que enche o largo de toldos e bancas sob os choupos, onde se vendem figos, nozes e melões e se pede proteção a S. Mateus para os negócios.
Morada: Lugar de São Martinho de Arnelas

Olival

Capela de São Mateus de Arnelas

Começou a ser construída em 1723 graças ao dinheiro do rendimento do imposto sobre o sal vendido na área próxima e sobre o vinho da região do Douro que desembarcasse aqui. No seu interior merecem destaque os altares em talha dourada joanina.
Morada: Alameda Praia de Arnelas

Olival

Centro Social e Cultural de Olival

O Centro Social e Cultural de Olival tornou-se uma infraestrutura vital para a Vila de Olival, e atualmente para a União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma. São vários e diferentes serviços que decorrem nas suas instalações, entre os quais cafetaria, Gabinete de Inserção Profissional, Posto de Correios, Centro de Saúde, Cresce Infantil com respetivo refeitório, gabinete de atendimento da Segurança Social e ainda o seu moderno e amplo Auditório, com capacidade para 529 pessoas.
Morada: Av. Amaro da Costa, Nº 2050

Olival

Igreja Matriz de Lever

Construída entre 1969 e 1977, a atual Igreja Matriz de Lever é relativamente recente. Destaque para as suas linhas modernas, e para a sua torre sineira elevada a uma altura considerável. No interior do templo, realça-se o elegante altar e a decoração pautada pela sobriedade.
Morada: Largo do Santo

Lever

Antiga “Companhia de Fiação de Crestuma”

O complexo edificado onde laborava a antiga “Companhia de Fiação de Crestuma” está localizado em Lever e encaixado no vale do Rio Uíma, perto da antiga EN222 (atual EN109-2). A disposição do conjunto edificado, em vários volumes adossados em plataformas ao longo do vale, tem a ver com o aproveitamento que era feito da força motriz do rio, originalmente para a fundição do ferro. Segundo vários autores, inicialmente, entre os anos 90 do séc. XVIII e os anos 50 do séc. XIX, funcionou como fundição com a designação de Fábrica de Verguinhas e Arcos de Ferro da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Apesar do seu estado atual de alguma degradação é identificado como elemento patrimonial de interesse arquitetónico e arqueológico no PDM em vigor.
Morada: Rua das Hortas

Lever

Centro Ambiental e Educacional Águas Douro e Paiva

O Centro de Educação Ambiental (CEA) é uma infraestrutura da Águas do Douro e Paiva, localizado em Lever, Vila Nova de Gaia, e que tem como principal missão a estimulação de uma maior e melhor consciência ambiental. Nesse sentido, o público-alvo é variado, podendo ser visitado por famílias (incluindo bebés com mais de dois anos), grupos escolares dos mais pequenos até aos estudantes universitários, e nem os idosos ou as IPSS estão excluídas. De referir ainda o passadiço junto ao edifício, com deslumbrantes paisagens para o Douro, sugestivo para longas caminhadas.
Morada: Rua do Ribeirinho
Página web: http://www.addp.pt/pt/dados.php?ref=cea

Lever

Barragem Crestuma-Lever

Acabada de construir em 1985, a Barragem de Crestuma-Lever, com uma altura de 65 metros acima da fundação, representa a principal fonte de água potável para a Área Metropolitana do Porto, albergando também uma central hidroeléctrica e outra termoeléctrica, com uma capacidade de armazenamento com cerca de 110 hm3. Além desta função, a barragem possibilita igualmente a navegação através de uma eclusa do tipo Borland, que permite vencer um desnível de altura de 13,9 metros.
Morada: Estrada Nacional 109-2

Lever/Crestuma

Igreja Matriz de Crestuma

Inaugurada a 25 de Agosto de 1963, a Igreja Matriz de Crestuma é um dos ícones da Vila, sendo impossível dissociar a bonita imagem visual de Crestuma, da do seu templo religioso. Realce para a sua torre sineira de assinalável elevação, destacando-se na paisagem pitoresca Crestumense junto ao Douro.
Morada: Avenida Padre António Andrade

Crestuma

Parque Botânico do Castelo

Inaugurado em 13 de setembro de 2009, o Parque Botânico do Castelo, em Crestuma, é a recuperação de uma quinta que se encontrava em ruínas, entretanto adquirida pelo Município, que a recuperou através dos serviços do Parque Biológico de Gaia. As escavações arqueológicas em curso no Castelo de Crestuma, desde 2010, têm vindo a revelar um sítio complexo, de natureza ainda pouco clara, com uma fase de ocupação mais expressiva aparentemente centrada nos séc. V e VI. Este mesmo parque incluirá brevemente um centro de interpretação de flora, arqueologia e geomorfologia, a instalar na Casa da Eira, estrutura que já existia no topo deste espaço verde.
Morada: Largo da Praia
Página web: www.parquebiologico.pt/doc.php?id=110

Crestuma

Crestuma (Beira-rio)

O Cais de Crestuma, localizado a 20,5 Km da foz do Rio Douro, é constituído por plataformas flutuantes para embarcações de pesca e de recreio de pequeno porte. Representa um importante cais na navegabilidade no Rio Douro, face à sua proximidade da eclusa da Barragem de Crestuma-Lever. Além disso, sublinha-se as bonitas paisagens na zona envolvente do Cais, que tem vindo a ser requalificada.
Morada: Largo da Praia

Crestuma