Vilas / Olival

Vila de Olival

No passado, Olival, foi um importante entreposto fluvial, crucial para o transporte de pessoas e de Vinho do Porto, muito graças à sua situação ribeirinha. Esse facto histórico projeta-se ainda nos dias de hoje, sendo o lugar de Arnelas, com a manutenção de muitas das cateterísticas do passado, um dos locais mais pitorescos do concelho de Vila Nova de Gaia. Em 19 de Abril de 2001, foi elevada à categoria de Vila. Presentemente, Olival é referenciado diversas vezes nos meios de comunicação social, devido ao Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia, utilizado pelo Futebol Clube do Porto. De mencionar ainda o Centro Cultural e Social de Olival, que entre outras funções, apresenta também um dos melhores auditórios do Concelho Gaiense.

Área: 7,96km²
População total: 5 812 (Censos 2011)
Densidade populacional: 730,2/km².
Descrição do Brasão: Escudo de prata, duas oliveiras arrancadas de verde e frutadas de negro, acompanhadas em chefe de uma flor-de-lis de azul e em ponta de duas coticas ondeadas de azul. Coroa mural de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: "OLIVAL - VILA NOVA DE GAIA"“.




Síntese Histórica

Ao longo dos séculos, pertenceu a várias jurisdições administrativas diferentes: ao Couto de Pedroso, ao Couto de Crestuma, ao Couto de Sandim e mesmo ao Infantado da Feira. Chamava-se então Ulvar ou Ulval, designação antiga para Olival. O seu povoamento, a julgar pela toponímia, parece ser anterior à própria fundação da Nacionalidade.
Villa Gondozendi remete-nos para o período germânico, através do genitivo do nome pessoal Gondosendo, talvez um possessor daquela época. Villa Lauadores, Villa Sancti Michaleis, locus de Arnelas, locus de Saxum Album ou Villa entre Durio e Vauga vão no mesmo sentido, embora possam corresponder a períodos distintos. Na Idade Média, são abundantes as referências a Olival na documentação relativa ao Mosteiro de Grijó e ao Mosteiro de Pedroso. Referência para o lugar de Arnelas, ao que parece edificado em 1540 sob as ruínas de um lugar anterior, e pertenceu até 1834 ao Couto de Crestuma. Devido ao rio, aos socalcos e aos telhados, alguns estudiosos classificam Arnelas como a mais típica aldeia do concelho de Vila Nova de Gaia.
A 19 de Abril de 2001, foi elevada à categoria de Vila. Localizada na parte sudeste do concelho, desviada dos grandes centros urbanos, a pacata Vila ganhou recentemente uma enorme visibilidade desde que alberga o Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia, que tem como utilizador mais mediático o Futebol Clube do Porto. O clube nortenho encontrou nestas instalações sobretudo um refúgio ao quotidiano agitado na cidade-invicta. Nos últimos anos, Olival tem vindo a melhorar significativamente os seus acessos e mesmo a sua malha industrial cresceu visivelmente, sendo que com isso, o número de habitantes teve também um substancial aumento. A partir de 29 de Setembro de 2013, a Vila de Olival, é também parte integrante da União das Freguesias Sandim, Olival, Lever e Crestuma.